11 JUL 2023
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Rua Cel. Américo Leite, no Industrial, recebe as obras do Programa Asfalto Novo com tecnologia da geogrelha

As obras da 2ª etapa do Programa Asfalto Novo se estendem por toda a cidade. Com serviços ocorrendo nas regiões do Riacho, Eldorado, Sede e Ressaca, agora, chegou a vez de uma das principais vias do Industrial receber a requalificação.

A rua Coronel Américo Leite é uma importante via de ligação do Industrial e que integra Contagem e Belo Horizonte. Ela possui 950m e está recebendo a nova pavimentação em toda a sua extensão. Por ser uma rua que conta com grande fluxo de veículos, inclusive as principais linhas de transporte público da região - 1380 e 1381 -, está contando com a tecnologia da geogrelha, uma estrutura aplicada entre as camadas de solo e a massa asfáltica, formando uma rede bidimensional composta por filamentos de polímeros entrelaçados, o que garante um pavimento mais robusto e duradouro.

A prefeita Marília Campos listou os diversos impactos positivos que o Programa “Asfalto Novo” produz para a cidade. “Esta rua estava muito degradada e, como ela tem um tráfego pesado, estamos usando a tecnologia da geogrelha para termos uma pavimentação mais resistente. Melhoramos a integração das regiões e a mobilidade das pessoas, porque investir em infraestrutura traz progresso, prosperidade e atrai empresas para o município, gerando mais empregos”, ressaltou.

A revitalização do asfalto da rua Cel. Américo Leite encerra uma espera de anos da comunidade local. Morador do bairro, Wanderson Santos, o Wandinho, lembrou que, além desta, outras relevantes intervenções foram realizadas pela Prefeitura no Industrial. “Esta é uma obra muito importante, porque é uma das principais ruas do Industrial, por onde passam as linhas de ônibus que atendem o bairro. Agradeço muito a Prefeitura por nos dar atenção e atender mais esta demanda, como também realizou a reforma da UBS”, disse.

A administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, pontuou as características da via, que integra o bairro à Vila da Paz e o Tirol, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, mostrando a importância da obra. “Aqui tem transporte coletivo, unidade de saúde, tem um aspecto comercial significativo, e o asfalto é bastante antigo, tem mais de 40 anos que não recebe uma requalificação como esta. É uma conquista para os moradores”, afirmou.

Nesta 2ª etapa, 12 ruas e avenidas do Industrial serão contempladas com o Asfalto Novo. Em toda a cidade, serão 78 vias, totalizando 63 km de requalificação.

Galeria de fotos: Luci Sallum/PMC

Autor: Repórter: Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti / Revisão: Ana Paula Figueiredo